logo Nutrilife Macaé

BLOG NUTRILIFE

Fique por dentro do universo nutricional

Glutamina: o que é, e quais os benefícios?

dosador com suplemento em pó e pratos com comprimidos

Será que um dos aminoácidos mais produzidos em nosso organismo, pode ser o suplemento ideal para uma rotina de treinos constantes?

No conteúdo de hoje vamos conhecer a glutamina, você já ouviu falar dela?

Existem suplementos para os mais variados objetivos, tem aqueles que te ajudam a ganhar mais massa muscular, tem aqueles com um volume maior de cafeína para te dar mais energia e até mesmo, aqueles que melhoram o colágeno da sua pele, deixando-a mais macia e hidratada.

Porém, existe um aminoácido que é produzido no nosso organismo e que é um grande aliado na produção de proteínas.

Além disso, ele possui uma ligação direta com o seu sistema imunológico e os profissionais garantem que pode turbinar os seus músculos. Será que é verdade?

Bom, se você já está surpreso com essas informações, sim, vamos te contar mais detalhes sobre a glutamina, um suplemento alimentar adorado pelo universo da academia e atividades físicas em geral.

Vamos conhecer os principais detalhes sobre ela e quais são os seus benefícios?

 

O que é a Glutamina?

 

 

Como vocês já leram no início desse conteúdo, a glutamina é um aminoácido produzido em grandes quantidades no nosso organismo e é disponibilizado livremente pelo plasma e nos tecidos musculares, não é legal?

Além disso, ele é superimportante para a síntese proteica e para o metabolismo!

Apesar disso, quando você entra para a academia e tem dias com treinos pesados e que exigem muito de você, esse aminoácido não consegue ser sintetizado o bastante para suprir a demanda do seu organismo. Por isso, existem casos em que o sistema imunológico possa ficar mais fraco.

Então, os nutricionistas podem recomendar o uso da glutamina como uma suplementação, ou seja, para servir de aliada para as suas funções metabólicas e garantir uma ajuda na hora de suprir essas necessidades nutricionais! Não é incrível?

Afinal, você precisa saber que esse aminoácido é muito importante para o metabolismo de um corpo saudável e que ele possui uma lista enorme de benefícios para o nosso corpo! Mas, segura a curiosidade porque nós já vamos falar um pouco mais sobre isso!

 

Como a glutamina pode me ajudar?

Quando você começa a tomar uma suplementação que contém a glutamina, normalmente a maior parte dela fica no seu intestino delgado.

Isso mesmo, até porque esse aminoácido é essencial para que você tenha uma saúde intestinal mais saudável.

Além disso, ela garante uma essência mais forte para que as suas células intestinais sejam mais saudáveis e te auxiliam muito na hora de absorver outros nutrientes.

Ah e não podemos esquecer que ela previne que o seu intestino fique ruim e ainda mantém o órgão em perfeitas condições.

Tem coisa melhor?

Tem sim, a glutamina é muito conhecida também por ser um tipo de combustíveis para as células do seu sistema imunológico, ou seja, além de ser uma verdadeira parceira do seu intestino, ela ainda te ajuda a manter a imunidade lá em cima.

Outra coisa incrível que precisamos te contar é que a glutamina é fundamental para te defender contra doenças e infecções e, em casos de cirurgias é muito comum que os seus órgãos e tecidos precise de uma ajudinha extra desse aminoácido.

Já para você que tá na academia e precisa de um empurrãozinho para recuperar os músculos mais rápido, a glutamina te ajuda com isso e ainda por cima dá uma forcinha para ganhar massa muscular, perder gordura, diminui o estresse oxidante e o risco de ter lesões. É mesmo surpreendente, né?

 

Como esse aminoácido vai funcionar no meu organismo?

Vamos lá, até agora você conseguiu entender que a glutamina é um aminoácido produzido pelo nosso corpo, que é um suplemento superimportante para os dias de treino mais pesado e que traz uma série de coisas boas para a saúde, certo?

Então, a partir de agora vamos descobrir como ele vai trabalhar no seu organismo!

A gente já sabe que a glutamina possui diversas funções no organismo, porém o que ainda não te contamos é que esse suplemento age sem te dar efeitos colaterais e que ainda ajuda a dar mais energia para as suas células, como as do sistema imunológico, por exemplo.

Se você tomar a glutamina da forma correta, sabe, do jeitinho que o seu nutricionista recomendou, ela pode ser perfeita para os treinos de hipertrofia, no seu processo de recuperação de músculos e ainda por cima, se você tem uma cirurgia recente, ela é o seu match no pós-operatório.

Isso porque ela tem o poder de diminuir os danos que os radicais livres causam em você!  Simplesmente espetacular, não acha?

 

Quais são os benefícios da glutamina como suplemento alimentar?

Bom, sabemos que você com certeza já se surpreendeu bastante por aqui e já tem certeza de que a glutamina é incrível e traz uma série de benefícios para a sua saúde.

Apesar disso, vamos te contar agora, os benefícios que esse suplemento alimentar pode trazer para a sua rotina de exercícios constantes. Vamos nessa?

  • Diminui as dores musculares do pós-treino;
  • Te auxilia a ter um humor melhor e com a sua memória;
  • É uma ótima fonte de energia para os seus processos anabólicos;
  • Dá aquele estímulo para a síntese proteica;
  • É uma aliada do seu metabolismo e ainda te ajuda na hora de ganhar massa muscular;
  • Te defende contra o catabolismo;
  • Melhora a sua saúde intestinal;
  • Deixa você mais forte contra doenças e infecções.

 

Para quem os nutricionistas indicam esse suplemento?

Bom, como já falamos por aqui, você que pratica exercícios físicos constantes seria muito favorecido pela glutamina e, é claro que não podemos esquecer dos atletas, né?

Além disso, esse suplemento acaba passando muita confiança, pois não possui contraindicações e ainda te ajuda muito na hora de ter mais energia, além de dar uma força na recuperação muscular depois de um treino mais pesado.

Portanto, o seu nutricionista com certeza vai te recomendar a glutamina se achar que é necessário para você! Ah e a gente não pode se esquecer de que, a indicação é certa, caso você possua algum tipo de deficiência nutricional, principalmente pacientes que estão se recuperando de uma cirurgia.

Porém, tome cuidado e não saia misturando a glutamina com outros suplementos por aí! Sempre converse com o seu nutri primeiro para ter certeza de que está fazendo a coisa certa!

E se você quer saber dos benefícios para os atletas, confira o artigo Benefícios do uso da glutamina por atletas de alta performance e conheça os detalhes sobre esse assunto.

 

Conclusão

Nesse conteúdo você conseguiu aprender que a glutamina é um aminoácido que pode trazer uma série de benefícios para o seu corpo. Além disso, viu que é uma ótima ajuda na hora de recuperar os músculos pós-treino e dá um empurrãozinho extra de energia para as suas células.

Apesar disso, vê se não dá bobeira e segue as recomendações de uso do seu nutricionista.

Ah e não sai por aí na loucura de misturar com outros suplementos sem saber o que isso vai te causar, sempre peça ajuda para um especialista!

Gostou do que leu aqui? Tem muito mais por vir e esperamos te encontrar mais vezes, por isso continua acompanhando os conteúdos do blog.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe: