logo Nutrilife Macaé

BLOG NUTRILIFE

Fique por dentro do universo nutricional

Nutricionista pode receitar medicamentos?

cartelas de remédio em uma farmácia

Todos nós sabemos que o nutricionista é o profissional ideal quando falamos sobre hábitos alimentares, não é mesmo?

Porém, quando vamos ao consultório, começam a aparecer uma série de dúvidas sobre os melhores medicamentos para emagrecer, como fazer para ganhar massa muscular mais rápido e muitas outras coisas.

Você já deve ter ouvido falar que os nutricionistas não são médicos, certo? No entanto, vocês sabem se eles realmente podem te passar uma receita?

É isso que vamos descobrir agora!

 

Afinal, meu nutricionista pode me recomendar medicamentos?

Bom, na rotina diária de um especialista em alimentos, é muito comum encontrarmos uma série de perguntas voltadas para as tão famosas dicas de remédios para emagrecer. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que isso não faz parte da função do nutricionista.

É isso mesmo que você leu! O papel do seu nutricionista não envolve recomendar medicamentos que vão servir de “atalho” para que você alcance os seus objetivos de maneira mais rápida.

Isso acontece porque, de acordo com a legislação brasileira, a prescrição de medicamentos é um documento com valor legal e que só pode ser utilizado por profissionais que são considerados aptos a manusear esse documento.

Mas calma, isso não significa que os nutricionistas não são importantes!

Na verdade, o motivo dessa “não validação” acontece porque esses profissionais são especializados em alimentos e para isso, eles não precisam de receitas, pois todos os alimentos são válidos para recomendação.

No geral, você tem que entender que o seu nutricionista não é um médico, o que impossibilita ele de receitar qualquer tipo de remédio, a não ser suplementos e multivitamínicos.

Na real, a função do nutricionista é entender a rotina dos seus pacientes, seus gastos calóricos diários e criar uma espécie de ponte entre os seus objetivos e a alimentação equilibrada necessária para que você tenha resultados consistentes.

E por falar em resultados, é importante incluirmos que a indicação de suplementação alimentar também faz parte do papel deste profissional, afinal ele é o único capaz de te dizer se você precisa ou não utilizar suplementos e/ou multivitamínicos.

Porém, não é necessário utilizar uma receita para isso, porque a indústria farmacêutica desenvolve uma série de possibilidades todos os anos que recusam a utilização de um receituário para este tipo de indicação.

 

Que tipos de suplementos o meu nutricionista pode me indicar?

 

 

Agora que você já sabe que o seu nutricionista não pode te indicar medicamentos, mas que é o único capaz de dizer algo relacionado à suplementação alimentar, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto?

Então, a prescrição de suplementos alimentares é feita quando o nutricionista avalia seu diagnóstico nutricional como um todo e entende que esses produtos são indispensáveis para você suprir alguma demanda de nutrientes do seu organismo.

De acordo com isso, é importante que você entenda que isso tem que estar ligado ao seu plano alimentar, pois ela não pode substituir uma alimentação saudável e equilibrada.

Além disso, esse especialista tem que saber justificar, avaliar e monitorar a prescrição que passa para os seus pacientes, até porque todo esse processo deve se basear em evidências científicas e o profissional que conhecer a regulamentação dessa prática.

 

Quais os suplementos que os nutricionistas não podem prescrever para seus pacientes?

Bom, agora que você já sabe que o seu nutricionista não pode manusear um receituário, vamos entender um pouco mais sobre o que ele não pode te recomendar?

  • Remédios que sejam à base de vitaminas e minerais sujeitos a prescrição médica, ou seja, medicamentos que só os médicos podem recomendar;
  • Suplementos que possuem uma quantidade de nutrientes superior aos níveis máximos autorizados pela ANVISA;
  • Produtos que não atendam às exigências de produção e comercialização autorizadas pela Vigilância Sanitária;

 

Quais suplementos os nutricionistas podem prescrever para seus pacientes?

Como a gente já viu, os nutricionistas não podem prescrever remédios. Vamos conhecer os suplementos alimentares que eles podem te indicar?

  • Nutrientes e Não nutrientes: são aqueles que consumimos como componentes de um alimento, que possui uma ação metabólica e fisiológica no nosso organismo;
  • Carboidratos não-digeríveis, que são aqueles que podem te beneficiar por estimularem seletivamente a proliferação e/ou atividade de populações de bactérias boas para o cólon;
  • Micro-organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, trazem benefícios para a sua saúde;
  • Produto como o mel, própolis, geleia real e pólen;
  • Novos alimentos e novos ingredientes autorizados pela Anvisa para comercialização, isolados ou combinados;
  • Medicamentos isentos de prescrição médica à base de vitaminas, minerais, aminoácidos e/ou proteínas isolados ou associados entre si;
  • O nutricionista pode prescrever produtos industrializados ou seus equivalentes manipulados, além de outros produtos não acabados passíveis de manipulação, isentos de prescrição médica.

 

Quais são os critérios que o nutricionista usa para recomendar a suplementação alimentar?

É claro que antes de recomendar a suplementação alimentar para os seus pacientes, o nutricionista avalia uma série de critérios relacionados ao diagnóstico nutricional do paciente, que podem ser:

  • Deficiência de consumo ou distúrbios que envolvem a biodisponibilidade de nutrientes, ou seja, a quantidade que o seu organismo consegue absorver e aproveitar;
  • As suas possíveis interações específicas com medicamentos e/ou alimentos;
  • As condições sociais, econômicas, culturais e religiosas do paciente;
  • Decisões tomadas após análise de outros diagnósticos, laudos ou pareceres de médicos que avaliaram esse paciente anteriormente;
  • Após uma reavaliação do estado nutricional do paciente naquele momento e do plano alimentar que foi prescrito.

 

Como devo saber a hora de procurar um médico?

Quanto a isso, vocês podem ficar mais do que tranquilos, pois se o nutricionista perceber algum tipo de alteração que fuja do seu campo de atuação, é certo que ele vai te encaminhar para uma consulta médica.

E isso é absolutamente incrível porque além de você ter todo um acompanhamento com um especialista em alimentos, você também terá a chance de receber uma avaliação médica e receber o tratamento correto.

Por conta disso, é muito importante termos em mente que cada profissional tem o seu campo de atuação e que o fato do seu nutricionista não poder te receitar medicamentos, não quer dizer que ele não seja importante, muito pelo contrário, não é verdade?

 

Conclusão

Com este post você pôde concluir que, apesar do nutricionista não ter o poder de prescrever medicamentos, a atuação desse profissional na área da saúde é extremamente necessária para fornecer um acompanhamento adequado e de qualidade para os seus pacientes.

Nem todo cuidado que o nosso corpo precisa, é voltado para medicamentos e esse profissional é a prova disso! Ele tem um papel voltado exclusivamente para trazer uma qualidade de vida melhor para você através de uma alimentação saudável e equilibrada.

Além disso, ele possui uma série de ferramentas e critérios a serem avaliados antes de te passar qualquer tipo de tratamento com o uso de suplementos e/ou multivitamínicos, ou seja, você pode sim confiar 100% no seu nutricionista.

Ele é um profissional capacitado e irá te ajudar na busca por resultados consistentes e uma reeducação alimentar da melhor maneira possível. Viu como eles são incríveis?

Para conhecer um pouco mais sobre esse trabalho de suplementação alimentar a CRN – Conselho Regional de Nutricionistas publicaram um folder com várias informações e tabelas com mais detalhes sobre a prescrição de suplementação alimentar.

Se você gostou desse conteúdo, não se esquece de deixar nos comentários as suas dúvidas e continuem acompanhando os nossos posts para se manter informado sobre o mundo da nutrição! Te vejo no próximo!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe: