BLOG NUTRILIFE

Fique por dentro do universo nutricional

Você sabe qual é o IMC e a idade mínima para fazer a cirurgia bariátrica?

mulher usando adipômetro na barriga

Se você está considerando a cirurgia bariátrica, é fundamental conhecer os requisitos necessários para ser aprovado para esse procedimento, incluindo o IMC e a idade mínima.

Mas, você conhece os valores ideais? Vamos descobrir agora!

 

O que é IMC?

Certamente, você já deve ter ouvido falar em IMC, mas talvez ainda tenha dúvidas quando lhe perguntam o que isso significa, correto?

Então, vamos esclarecer: IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal. Trata-se de uma medida amplamente utilizada para determinar se uma pessoa está abaixo do peso, tem um peso saudável, está com sobrepeso ou se encontra em algum estágio de obesidade.

A classificação dessa avaliação pode variar, mas, segundo a Organização Mundial da Saúde, as categorias são as seguintes:

  • Abaixo do peso: IMC abaixo de 18,5
  • Peso normal: IMC entre 18,5 e 24,9
  • Sobrepeso: IMC entre 25 e 29,9
  • Obesidade grau I: IMC entre 30 e 34,9
  • Obesidade grau II: IMC entre 35 e 39,9
  • Obesidade grau III (obesidade mórbida): IMC igual ou superior a 40

Apesar de o IMC ser um indicador simples e de grande importância, ele não considera outros fatores relevantes, como a porcentagem de gordura corporal, a massa muscular e a distribuição da gordura no corpo.

No entanto, é uma ferramenta indispensável para identificar problemas relacionados ao peso e fornecer uma base sólida para discussões sobre o estado nutricional do paciente.

Por isso, esteja ciente de que será necessário passar por uma avaliação mais abrangente!

Bom, é através dele que os nutricionistas e médicos conseguem avaliar de maneira clara se aquele paciente se encontra saudável ou não.

A bariátrica é um procedimento cirúrgico indicado para as pessoas com um nível grave de obesidade e que não conseguiram mudar essa realidade com uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios constantes.

Porém, é preciso ter cuidado, pois ela altera o sistema digestivo e reduz a capacidade de ingestão do paciente, promovendo uma grande perda de peso.

É preciso lembrar que o paciente deve se comprometer em seguir uma dieta equilibrada, exercícios constantes e mudanças radicais no seu estilo de vida.

Para isso, existe uma idade mínima recomendada, pois os médicos levam em consideração que o paciente precisa ter certa maturidade para enfrentar esse desafio e seguir as recomendações.

Afinal, o emocional, a estabilidade física e o histórico médico do paciente contam bastante.

Além disso, é fundamental que o paciente entenda que a bariátrica não é uma solução milagrosa para a perda de peso, pois na verdade, ela é apenas uma parte do processo que inclui uma série de mudanças, como seguir uma dieta, praticar exercícios, manter um acompanhamento médico, entre outras coisas.

Para os adolescentes que querem passar por esse processo, saibam que o médico só vai recomendar esse tipo de procedimento, caso observe que o seu estado é muito grave e mesmo assim, como um último recurso.

Portanto, no conteúdo de hoje, vamos te explicar uma pouco mais sobre a idade mínima para se fazer a bariátrica, te explicar o que é IMC e como ele vai ser um dos requisitos principais para esse procedimento.

Ah e claro que vamos falar sobre os riscos de passar pela bariátrica na adolescência!

Por isso, fiquem atentos e vem com a gente!

 

Qual a idade mínima para passar por uma bariátrica?

 

 

Antes de mais nada, precisamos informar que a idade mínima para realizar uma cirurgia bariátrica pode variar bastante.

Isso porque, depende tanto das observações médicas quanto de características individuais do paciente.

Normalmente, a idade mínima ideal para se submeter a esse procedimento é de 18 anos. No entanto, isso pode mudar conforme a avaliação da equipe médica.

Tomar a decisão de realizar um procedimento cirúrgico em pessoas mais jovens é muito mais complexo do que parece, pois é necessário avaliar fatores como maturidade emocional, estabilidade física e mental, histórico médico e suporte familiar.

Esses fatores são cruciais ao decidir se um jovem está ou não apto a enfrentar um desafio tão grande, que pode, sim, transformar sua vida, mas também pode trazer riscos e complicações.

Se um adolescente apresenta obesidade grave, ele pode, de fato, ser um candidato à bariátrica, mas apenas em situações extremas, quando sua saúde está gravemente comprometida e ele não conseguiu alterar sua situação com métodos menos invasivos.

Para isso, a equipe médica envolverá:

  • Cirurgiões bariátricos
  • Pediatras
  • Psicólogos
  • Nutricionistas especializados em bariátrica
  • Outros profissionais da área da saúde

Dessa forma, os pais podem ter a certeza de que a avaliação será muito completa e que seu filho não será submetido a uma cirurgia desnecessária.

Será uma recomendação de último recurso, com uma abordagem muito bem planejada.

Por isso, se você é um adulto ou adolescente, é essencial buscar a orientação de especialistas para acompanhá-lo nessa jornada. Afinal, apenas eles podem fornecer as orientações corretas e determinar se esse procedimento é realmente indicado para o seu caso.

Além disso, o acompanhamento médico e nutricional após a cirurgia é indispensável, garantindo sua segurança e o sucesso do procedimento.

 

Bariátrica pode trazer riscos se for feita na adolescência?

Após nossa discussão, você já deve estar ciente de que sim, a cirurgia bariátrica pode apresentar riscos para adolescentes, sendo indicada apenas em casos extremamente graves.

Isso porque a mudança de vida será radical, exigindo estabilidade emocional e comprometimento total com a nova rotina.

Entre os principais riscos da bariátrica para adolescentes, estão:

  • Interferência no crescimento e desenvolvimento normal do adolescente, podendo causar dificuldades na absorção adequada de nutrientes e vitaminas, além de uma mudança significativa na imagem corporal.
  • Riscos associados ao sistema respiratório, como hemorragias, complicações anestésicas e reações alérgicas a medicamentos, sendo mais acentuados em pacientes jovens.
  • Grandes desafios pós-procedimento, incluindo restrições alimentares, manutenção de uma dieta equilibrada e rotina de exercícios físicos, especialmente desafiadores nessa idade, além da necessidade de acompanhamento médico regular.
  • Redução da capacidade de absorção de nutrientes, podendo levar a deficiências nutricionais que afetam diretamente o crescimento e desenvolvimento.
  • Acompanhamento rigoroso por nutricionistas especializados em bariátrica para monitorar de perto a suplementação nutricional, prevenindo e tratando possíveis problemas.

Por isso, é vital entender que esse procedimento é altamente arriscado para jovens e só deve ser considerado após uma avaliação médica completa, e se a obesidade estiver causando complicações sérias na vida do indivíduo.

Dessa forma, é prudente buscar alternativas mais eficazes e menos invasivas, não acha?

 

Qual o IMC ideal para a cirurgia bariátrica?

Para passar por um procedimento invasivo como a cirurgia bariátrica vai depender de uma série de fatores.

Por isso o governo do estado do Rio de Janeiro, colocou 10 informações que você precisa estar ligado, antes de pensar nesse assunto.

Entre esses dados, destaca-se o índice de massa corporal para os pacientes se submeterem ao processo que é igual ou maior do que 40.

Porém, se o paciente tiver outros problemas de saúde, ele pode ser um candidato estando com um IMC igual ou maior do que 35.

Os problemas de saúde incluem diabetes, hipertensão, pressão alta, apneia do sono, entre outras.

Por isso, já saiba que só fará a cirurgia bariátrica se você tiver uma obesidade mórbida ou apresentar uma série de problemas de saúde por causa disso.

Com isso, você já deve ter notado que não se faz a cirurgia como um processo de vaidade, não é mesmo? Mas sim, como um último recurso para que você recupere o controle do seu organismo e tenha mais qualidade de vida.

Até porque a bariátrica é uma intervenção que traz ótimos resultados, porém em conjunto com cuidados médicos, nutricionais e apoio psicológico.

exige-se ainda mudanças reais no estilo de vida do paciente.

Portanto, a decisão final não depende só do paciente, mas sim de toda a equipe médica envolvida no caso!

 

Conclusão

No conteúdo de hoje, você pôde perceber que a bariátrica é um tratamento para pessoas com obesidade grave que não conseguiram modificar essa realidade com outras metodologias. O médico recomenda que você tenha, no mínimo, 18 anos e que o seu IMC seja igual ou superior a 40. Além disso, você aprendeu que se uma pessoa tem um índice de gordura corporal igual ou superior a 35, acompanhado de graves problemas de saúde, também pode ser considerada candidata.

Em geral, os adolescentes não devem realizar esse procedimento, pois existem uma série de riscos que podem comprometer os resultados obtidos e até mesmo interferir no desenvolvimento e crescimento desses pacientes. Portanto, a decisão de realizar uma bariátrica deve ser tomada em conjunto com a equipe médica e só deve ser considerada como último recurso.

Afinal, é um grande desafio e, apesar de apresentar ótimos resultados, requer muita maturidade emocional e comprometimento.

Gostou do que leu aqui? Então, não se esqueça de compartilhar essas informações com amigos e familiares. Ah, e continue acompanhando nosso blog para receber mais conteúdos incríveis como este!

Te vejo na próxima!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe: