Quase todos nós precisamos de um Nutricionista Comportamental!
Eu sei que você está surtando agora porque eu fui 100% generalista com essa frase, não é mesmo?
Mas, antes de tudo vamos a pergunta que não quer calar: Você é uma pessoa que come se sentindo culpada ou é do tipo que não come porque está constantemente fora do peso?
Bom, independente da sua escolha você com certeza precisa de uma ajudinha para “fazer as pazes” com a comida, e entender os reais motivos por trás desse relacionamento tão conturbado.
É por isso que o post de hoje veio para te mostrar o que é um Nutricionista comportamental, como ele trabalha, e se realmente você vai emagrecer com as técnicas desse profissional.
Não perde tempo e bora acabar com essa curiosidade!
O que é a nutrição comportamental?
Para que você entenda o trabalho desse especialista e como ele pode te ajudar, vamos falar brevemente sobre um conceito muito importante: a nutrição comportamental.
Bom, o objetivo principal é finalmente fazer com que o paciente faça as pazes com a comida e adquira uma alimentação mais saudável.
Parece estranho para você?
Bom, é a partir dessa abordagem científica que vamos a fundo na busca pelo autoconhecimento. Dessa forma, aprendemos que mais importante do que entender o quanto comemos, é entender por que comemos.
É justamente por isso que, um dos pilares desse método é mostrar ao paciente que não existem alimentos proibidos, ou seja, você não precisa parar de comer o que gosta, mas sim entender a maneira que se alimenta.
Vamos aprender um pouco mais sobre isso?
Como é o trabalho do Nutricionista Comportamental?
Eu acho que iniciei este texto com uma frase um tanto polêmica, não é mesmo?
Bom, eu não estava mentindo e vou te explicar o porquê!
O nutricionista comportamental ou terapeuta nutricional é aquela pessoa que não vai te julgar, te xingar, te obrigar a parar de comer e, muito menos te proibir de comer os alimentos de que mais gosta.
O objetivo desse profissional é realmente pegar na sua mão e descobrir junto com você o que está por trás dos seus hábitos alimentares. Ele não vai te dar de bandeja uma forma milagrosa de emagrecimento.
Muito pelo contrário, ele vai buscar soluções para tornar a sua alimentação muito mais intuitiva, consciente e natural, ou seja, exatamente como deveria ser!
Agora que você já sabe o que esse profissional faz, com certeza deve estar louco para saber o motivo de termos usado a palavra “quase” no início desse post, não é mesmo?
Então, colocamos dessa forma porque existem pessoas que não estão preparadas para procurar esse especialista. São pessoas “imediatistas“, ou seja, que preferem ir atrás de métodos milagrosos e ter resultados rápidos.
Como funciona o emagrecimento com a ajuda de um nutricionista comportamental?
Naturalmente, quando você busca pela ajuda de um nutricionista já espera que ele te passe um plano alimentar com tudo o que você pode ou não comer.
Porém, na nutrição comportamental, o especialista normalmente não entrega esse plano porque as restrições não existem!
É isso mesmo que você leu! Você não deixará de comer nada do que gosta para emagrecer.
Por conta disso, ele é um processo com resultados mais lentos. Apesar disso, ao ir alcançando os seus objetivos você vai percebendo uma melhora em sua autoconfiança e autoestima.
Isso acontece porque, para este profissional o que importa não é aquilo que você come, mas sim como você alcançar as suas metas diariamente e manter o peso de um jeito que não atrapalhe a sua rotina e não te prive de nada.
O que você vai aprender nas consultas?
Quando comemos sem pensar no amanhã, nem sempre estamos fazendo isso de maneira consciente.
Sim, é um fato comprovado de que pessoas com ansiedade, depressão, estresse e outros problemas diários acabam utilizando como válvula de escape comer demais ou não comer.
É aí que você passa a entender a importância do profissional comportamental. Durante as consultas, você vai aprender coisas como:
⦁ Os motivos que estão te levando a comer aquilo naquele momento
⦁ Por que você continua comendo mesmo estando saciado
⦁ Aprender a diferenciar a sua fome física (necessidade) da sua fome emocional (aquela vontade louca de comer em situações de emoções extremas).
⦁ Aprender a identificar as situações em que você apenas está com uma vontade exagerada, dos momentos em que realmente está com fome
⦁ Aprender a reconhecer a sua saciedade e entender que nem sempre a hora de parar é no momento em que possui comida no prato ou não
⦁ Entender formas de lidar melhor com sentimentos ruins
⦁ Aprender a lidar com os pensamentos sabotadores que te induz a comer exageradamente e na hora errada
Quais são as técnicas mais utilizadas pelo nutricionista comportamental?
Ao longo das consultas o especialista vai usar várias técnicas para que você se conheça e para que supere todas as suas limitações aos poucos.
Você vai encontrar técnicas de Coaching, Comer com atenção plena, Entrevista Motivacional e Cognitivo Comportamental, Mindfulness e muitas outras.
É dessa forma, que o paciente vai perceber aos poucos como a mágica acontece e vai se tornando cada dia mais consciente na maneira que pensa em comida e em comer.
Com o passar do tempo, você vai notar que o relacionamento tóxico que você tinha com a comida, finalmente vai se tornando mais saudável.
Assim, o lugar que a comida ocupa na sua vida não te trará mais culpa e sim, prazer.
Viu como é incrível?
Se ter uma relação saudável com a comida e alcançar os seus objetivos da maneira correta é o que você está procurando, então você está no lugar correto, e teremos o prazer em lhe atender!
Ah e não se esqueça! Os resultados são mais lentos, porém permanentes e, é a partir daí, que você vai conhecer o verdadeiro prazer em comer sem culpa e a alcançar as suas metas com a autoestima lá em cima!