logo Nutrilife Macaé

BLOG NUTRILIFE

Fique por dentro do universo nutricional

Nutrição na gravidez: saiba como ter uma gestação saudável

Mulher grávida se alimentando de forma saudável

A gravidez é o período mais importante da vida de uma mulher, certo? Mas você sabe o que fazer para uma nutrição saudável nesses 9 meses? O que não pode faltar na sua alimentação?

Logo de cara, já posso te dizer que para ter um período gestacional saudável, não é possível fazer milagres, ou seja, é muito importante que você entenda que fórmula mágica não existe!

Isso acontece porque cada futura mamãe possui um organismo diferente e, a partir disso, já entendemos que possui necessidades nutricionais diferentes.

Um dos fatos é que, a forma como a sua amiga se alimentou durante a gravidez, provavelmente não será a mesma que você colocar em prática na sua.

Por isso, preparamos um guia completo com todos os detalhes para que você tenha uma gravidez tranquila e saudável durante os 9 meses de gestação.

Vamos lá?

 

Qual a importância da Nutrição na gravidez?

 

 

Se você é uma pessoa com dificuldades de mudar os seus hábitos alimentares, saiba que durante a gravidez, tudo vai ficar mais fácil!

Quer dizer, quando você descobre que existe uma vida dentro de você, é claro que vai fazer de tudo para que ela se desenvolva da melhor maneira possível, não é mesmo?

Por isso, é muito importante que, desde o início da gravidez você comece a cuidar da sua nutrição, ou seja, da forma com a qual você se alimenta.

Afinal, já sabemos que os hábitos criados durante o período gestacional têm grandes chances de continuarem após a gravidez e vão melhorar muito a sua qualidade de vida e, consequentemente, a da sua família também.

Além disso, eu preciso te contar que ter uma boa alimentação é essencial para que a mãe receba todos os nutrientes que precisa e serve de reserva de energia e gordura para os meses ou anos de amamentação que vêm pela frente.

Outra coisa superimportante é que, os bons hábitos alimentares de uma grávida são indispensáveis para que o feto receba os nutrientes que precisa via placenta, e assim consiga crescer e se desenvolver da maneira certa.

 

O que não pode faltar no meu prato durante a gravidez?

Bom, agora que você já sabe que é mais do que importante ter uma alimentação saudável, variada e equilibrada durante a gravidez, vamos descobrir o que você não pode deixar de comer?

Visto isso, você precisa entender que ingerir alimentos pertencentes a todos os grupos existentes na pirâmide alimentar é indispensável!

Apesar disso, é preciso tomar cuidado e seguir a orientação do seu nutricionista, pois perder peso ou aumentar muito o seu peso pode trazer uma série de problemas na saúde da mãe e do bebê, como a diabetes nutricional, por exemplo.

Ah e se você é uma das mamães que tem medo de engordar e pensam em fazer uma dieta ou restringir alguns alimentos durante a gravidez, já esquece isso querida, pois esse não é o momento!

Por isso, entenda que no seu prato devem ter:

  • Alimentos que possuem mais nutrientes e menos itens com excesso de açúcar, gordura e sal;
  • É mega importante que você coma: carne vermelha, laticínios como o leite (pouca gordura), iogurte e/ou queijo (possuem cálcio);
  • Carnes magras como o frango e o peixe;
  • Legumes, verduras e cereais integrais como o pão, arroz integral e, até mesmo massas integrais são muito bem-vindas;
  • Gorduras boas como o azeite de oliva extravirgem, por exemplo. Vamos combinar que na salada e até na comida fica uma delícia né?

Existem alimentos que eu preciso evitar durante a gravidez?

Como falamos anteriormente, é recomendado que você coma alimentos que compõem todas as classes da pirâmide alimentar, porém é óbvio que existem coisas que devem sair do seu cardápio, como por exemplo:

  • Carne e ovos crus ou mal cozidos (se você é daquelas que prefere comer a carne de churrasco quase crua, evita isso aí!)
  • Queijo Brie
  • Outros tipos de queijos que não são pasteurizados
  • Já ouviu aquele ditado que grávida não pode tomar chá de ervas? Então, ele é real, evita por um tempinho
  • Brotos crus

Seguindo esses passos e ouvindo atentamente o seu nutricionista é mais do que certo de que o seu bebê crescerá e se desenvolverá melhor do que nunca dentro de você!

Ah e uma coisa extremamente importante, se você estiver em uma gravidez de risco, você precisa colocar na cabeça que a alimentação saudável vai te auxiliar mais ainda para sua gravidez seguir o mais tranquila possível.

Quantas refeições eu preciso fazer ao longo dia?

Então, o ideal mesmo é que uma gestante tenha em média seis refeições durante o dia: desjejum, colação, almoço, lanchinho da tarde, jantar e ceia.

Porém, sabemos que nem sempre é possível por conta da correria do dia a dia e, nos primeiros meses, os enjoos tornam essa tarefa ainda mais difícil, né?

Por isso, mantenha uma alimentação adequada com, no mínimo, três refeições ao dia: café da manhã, almoço e janta.

Caso você consiga, mantenha sempre na bolsa uma lanchinho, uma fruta, um biscoito, leve um suco natural e tente fazer uma boquinha entre os intervalos das refeições.

É difícil no início, eu sei, mas você consegue aos pouquinhos!

Ah e não inventa de comer os famosos “pratos de pedreiro” o dia todo hein? Você está comendo por dois, mas lembra de que excesso de peso atrai problemas. E isso é exatamente o que você não quer!

Qual é a média de quilos que devo ganhar durante a gravidez?

Durante o primeiro trimestre da gravidez é normal que a mãe ganhe em média de 1,5 Kg a 2,0 Kg. A partir disso, é comum que as gestantes ganhem de 1,5 Kg a 2,0 Kg a mais por mês até o fim do período gestacional.

Com isso, você pode esperar chegar nos 9 meses com uma média de 7,0 Kg até no máximo, 15 Kg a mais.

Confira na tabela abaixo, o cálculo de IMC recomendado durante a gravidez:

 

 

 

Tabela de Peso Recomendada. Fonte da Imagem: site Gineco

 

Se eu estiver grávida de gêmeos e perder muito peso durante a gravidez, é normal que o nutricionista me recomende suplementos alimentares?

Se durante a sua gravidez, o nutricionista perceber que existe uma dificuldade de atingir essa demanda extra de calorias, é comum sim que ele recomende algum tipo de suplementação.

Nesses, é muito comum também que, a mãe já tenha um histórico de deficiência nutricional ou casos de desnutrição.

Porém, não pense em se automedicar, só o seu médico ou nutricionista pode indicar esse tipo de suplementação para você!

Conclusão

Com esse conteúdo, você entendeu que é mais do que importante ter uma alimentação saudável durante a gravidez, não é mesmo?

Se você quiser ter mais dicas de como manter uma nutrição saudável durante o período gestacional, confira os 10 passos para a alimentação saudável da gestante disponível no site do governo e garanta seguir as indicações do seu nutricionista.

E para ter mais dicas incríveis e recomendações como essa, continue acompanhando o nosso blog e deixe nos comentários, você manteve uma alimentação saudável durante a gravidez? Te vejo na próxima!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe: