logo Nutrilife Macaé

BLOG NUTRILIFE

Fique por dentro do universo nutricional

Jejum Intermitente funciona?

Você já deve ter ouvido falar em jejum intermitente, afinal de contas, quando o assunto é dieta, o que não falta são novas técnicas para conquistarmos o tão esperado ‘corpo dos sonhos’.

Se existisse um ranking das dietas, com certeza o jejum intermitente estaria como a estratégia mais promissora do momento!

Mas, você já parou para pensar nos efeitos reais dessa restrição alimentícia para o seu corpo a longo prazo? Será que esse método realmente vale a pena se compararmos com outros tipos de dietas? É mesmo seguro ficar tantas horas sem comer?

No post de hoje, vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre o jejum intermitente e te mostrar todas as vantagens e desvantagens que esse método tão “amado” pelos internautas e influenciadores atuais pode causar para a sua saúde.

 

O que é Jejum Intermitente?

 O jejum intermitente é um método onde a pessoa intercala o jejum com uma alimentação mais saudável.

Nesses períodos, a pessoa só pode beber água, chás e café sem açúcar ou adoçante (nada sólido hein!)

Bom, a proposta é que você consiga fazer com que o seu corpo use a abuse das reservas de gordura como fonte de energia e com isso, você consiga realizar as tarefas diárias normalmente e ainda perder aquela massa gorda que tanto incomoda.

Bem legal, não é mesmo?

Mas, isso realmente funciona? Você conhece as consequências que ele pode trazer para o seu corpo a longo prazo? É isso que vamos ver agora!

 

Quais são os tipos de Jejum Intermitente?

 

 

Vamos começar do começo e entender um pouco mais sobre os diferentes tipos de jejum intermitente.

Logo de cara, tenho que te contar que o jejum varia muito de acordo com o tempo de jejum e as janelas de alimentação, ou seja, o tempo que sobra para você comer.

Você já ouviu falar no método 16/08?

Quer saber a forma mais comum? Então, precisamos falar sobre você passar 16 horas de jejum e ter 8 horas diárias para comer de um jeitinho mais saudável!

Uma forma de arrasar com essa estratégia é deixando o período das 13hrs às 21hrs para comer e o restante do tempo em jejum.

Assim, você não vai provocar tanto o dragão da fome que existe dentro de você, e ainda pode aproveitar o horário de dormir para te ajudar com o período sem comida.

Ah, eu preciso te contar mais uma coisa!

Você vai encontrar um monte de gente dizendo que ficam 18,20,24 e até mesmo 36 horas de jejum, mas o que realmente importa é o quanto o seu corpo aguenta, faça sempre no seu ritmo.

Na verdade, a única coisa que muda nesses protocolos é o período de alimentação, por isso fique atento e antes de começar procure a ajuda de um nutricionista.

A dieta 5:2 aquela que os artistas adoram

O nutricionista inglês Michel Mosley, criou “a dieta de dois dias”. Imagina o sonho de ter uma dieta de dois dias e emagrecer tudo que queremos! Mas calma, não é simples assim. Deixa-me te explicar!

Com ela, você pode comer até 1500 calorias durante 5 dias na semana e nos outros dois dias, você tem que comer 500 calorias (mulheres) e 600 calorias (homens). Aí complica mais um pouco né?

Esse método gerou um burburinho entre as celebridades de Hollywood e foi usada pelas divas: Gwyneth Paltrow, Jennifer Aniston e Jennifer Lopez, por exemplo.

A partir daí, a bomba estourou e surgiram uma série de opções diferentes de fazer essa dieta com janelas de alimentação variadas, até chegarmos aos métodos do momento, com dias alternados de jejum e a restrição alimentar por um tempo determinado.

Uma dieta “famosinha”: come-para-come

É óbvio que o shape ideal pede alguns sacrifícios, né?

Por isso, para ser um expert do ” come-para-come “, você tem que escolher um ou dois dias da semana para comer só uma vez. É difícil eu sei, mas foca no sonho!

Depois disso, se segura que a comidinha só pode voltar no dia seguinte e no mesmo horário, hein?

Preste muito atenção aqui, pro mais que você veja muitas pessoas que ficam 20, 24 e até 36 horas sem se alimentar, tenha em mente que cada pessoa tem necessidades diferentes. Por isso, não pense que é do dia para noite que você vai conseguir ficar tanto tempo sem comer.

Além disso, sem sombra de dúvida, é inaceitável você não se consultar com um nutricionista, para que ele te ajude com a sua dieta e garanta que você fique saudável durante todo o processo.

Bom, depois de tudo que conversamos sobre o jejum intermitente, acho que encontramos a dieta perfeita, certo?

Só que não!

 

Como tudo na vida, sempre existem os prós e os contras.

E nesse sentido, em 2017 alguns cientistas fizeram um experimento para saber mais sobre os efeitos do jejum intermitente, e veja só o que concluíram!

Eles publicaram no New England Journal of Medicine, que o jejum intermitente não é melhor do que as dietas de restrição calórica.

As pessoas que participaram desse estudo foram separadas em dois grupos. O primeiro recebeu uma alimentação de 1500 a 1800 calorias (homens) e 1200 a 1500 calorias (mulheres). Já o segundo, só podia comer das 08hrs às 16hrs por 12 meses.

O resultado dessa pesquisa foi que o primeiro grupo perdeu cerca de 08 kg durante os 12 meses. Já o segundo grupo, perdeu cerca de 6,3 kg durante os 12 meses, o que mostra que a diferença entre os dois é mínima.

Além disso, parâmetros como:

  • Circunferência abdominal
  • IMC
  • Taxa de gordura corporal
  • Taxa de massa magra
  • Pressão arterial

Outros fatores de risco que poderiam se transformar em uma síndrome metabólica

 

Mas afinal, o jejum intermitente tem benefícios?

A resposta para essa pergunta é: claro que sim!

Como você já está careca de saber, o jejum intermitente pode sim funcionar, porém apenas se for feito da maneira certa e sem loucuras!

E é por isso, que para te dar uma possível animada, aqui vai uma lista com 7 benefícios que você pode ter ao fazer o jejum intermitente do jeito certo:

 

1 – O nível de açúcar no seu sangue não será o mesmo! Além disso, você pode se prevenir contra a diabetes

2 – Está na hora de dar uma aumentada no seu metabolismo, o que acham?

3 – Se você tem medo de pressão alta, você vai ter uma maneira para se prevenir contra essa doença (junto com o nutricionista)

4 – Te ajuda a emagrecer (Será que o corpo dos sonhos vem aí?)

5 – Se você precisa de uma desintoxicação do organismo, está pesquisando o método certo!

6 – Se envelhecer é um problema para você, o jejum intermitente junto com a alimentação saudável certa vai te deixar com uma carinha de 20 aos 40!

7 – Nada de infartos por aqui! Até porque, ele pode prevenir contra as doenças do coração. Por último, mas não menos importante, te ajuda na prevenção de doenças cardíacas.

 

Riscos de praticar o Jejum Intermitente

Nesse momento, eu preciso te falar que nem tudo são flores!

Mesmo com vários benefícios muito bons, é importante que você conheça os malefícios que isso pode te causar se fizer isso do jeito errado.

Vamos entender mais sobre isso!

Primeiro, não se choquem tanto, mas se você acha que comer o tempo todo é errado, entenda que não sentir fome na hora certa é mais errado ainda.

Pois é, que loucura não?

As duas situações vão totalmente contra a fisiologia do nosso organismo e podem trazer danos sérios para sua saúde.

Afinal, você sabe bem que cada pessoa tem uma necessidade nutricional que vai de encontro com a sua carga genética única e a quantidade de energia que você gasta diariamente.

Isso tudo não pode ser ignorado, pois caso contrário você corre o risco de:

 

– Enfraquecer e até mesmo perder os seus cabelos

– Pode ficar com anemia (cuidado pois essa é uma doença muito séria!)

– A sua mente pode ser comprometida (imagina se isso acontecer por você não ter procurado um profissional para te ajudar?)

– O seu foco e a capacidade de se concentrar pode ser prejudicada

 

Hora de concluir esse post!

 

O jejum intermitente funciona sim! Mas, não se iluda achando que pode confiar em tudo que lê por aí, pois como você viu os riscos existem e só um nutricionista pode te ajudar a ficar saudável!

Ah, essa dica tem que ficar guardada no seu coração para a vida! Sempre respeite as necessidades do seu corpo e entenda que o ‘corpo ideal’ não existe e que fazer loucuras para alcançar o seu objetivo sozinha, só vai trazer prejuízos para a sua saúde.

Bom, por hoje é só! Mas, continue acompanhando o blog par ficar por dentro de tudo e escreva um comentário me contando o que você achou desse post e se tem mais dúvidas.

Vai ser incrível te ajudar!

Nos vemos na próxima!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe: