logo Nutrilife Macaé

BLOG NUTRILIFE

Fique por dentro do universo nutricional

Ansiedade antes e depois de passar pela bariátrica: Como resolver?

Mulher obesa com a palma da mão escrita help

Fazer a bariátrica em si já é um desafio, porém lidar com a ansiedade que nos cerca antes e depois desse procedimento, é uma das partes mais difíceis do processo!

É natural que quanto mais perto a cirurgia vá chegando ou quanto mais tempo demore a recuperação, nos sentimos curiosos para saber como vai ser chegar lá, como vai ser passar por cada etapa e alcançar as metas e, principalmente, quando vamos ver os resultados.

Afinal, fazer a bariátrica é uma grande mudança de vida para os pacientes e envolve questões físicas, mentais e sociais.

Por isso, compreender o momento que você está passando e lidar com a ansiedade de uma maneira mais consciente é fundamental!

Só entendendo a sua ansiedade e tratando ela com seriedade, você vai garantir uma jornada mais tranquila para chegar a resultados satisfatórios e em um novo estilo de vida saudável que vai te fazer se sentir muito melhor!

Por isso, preparamos um conteúdo incrível para te auxiliar na hora de passar por esse problema com a ansiedade, pois nunca sabemos ao certo por onde começar, não é mesmo? Por isso, esquece essa dúvida e vem com a gente!

 

Como posso lidar com a ansiedade no estágio de pré-bariátrica?

 

 

A ansiedade é um sentimento muito comum para os pacientes que vão passar pela cirurgia bariátrica, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma série de estratégias para te auxiliar a reduzir e gerenciar os seus sentimentos.

  1. Busque informação: Estude o máximo possível sobre o procedimento que você vai fazer, entenda os riscos e os benefícios, o que esperar antes e depois da bariátrica. Ter esse conhecimento vai te auxiliar muito a reduzir a incerteza e o medo do desconhecido.

 

  1. Converse com a sua equipe de médicos: Tenha a mente aberta e seja sincero com a sua equipe médica. Não deixe de fazer perguntas, esclarecer todas as dúvidas e compartilhar suas preocupações. Dessa forma, você vai obter mais tranquilidade e confiança!

 

  1. Busque apoio emocional: Se apegue ao apoio de sua família, amigos e converse com pessoas que já passaram por esse procedimento. Com isso, você vai poder conhecer as experiências de outras pessoas e ter mais coragem para enfrentar esse desafio.

 

  1. Mantenha-se sempre ativo: Praticar atividades físicas leves, como caminhadas, por exemplo, pode ajudar na liberação de endorfinas e reduzir os níveis de ansiedade no seu organismo. Não é incrível? Além disso, a prática de exercícios pode ajudar muito na fase pré-operatória.

 

  1. Cuide do seu bem-estar emocional: Priorize o autocuidado e busque por atividades que promovam o relaxamento e tranquilizem o seu emocional, principalmente as atividades em grupo. Ah fazer terapias comportamentais também podem te ajudar bastante nessa fase.

Essas são apenas algumas das principais estratégias utilizadas para reduzir ao máximo a ansiedade que aparece antes da cirurgia bariátrica. Apesar disso, o recomendado mesmo para que você se sinta mais tranquilo é procurar uma ajuda psicológica e nutricional especializada.

Para isso, tente conversar com um nutricionista bariátrico e se sentir mais tranquilo sabendo que vai ser acompanhado durante todo o processo. Além disso, converse sempre com o seu psicólogo para que ele te auxilie na hora de se sentir mais confiante.

 

Como posso lidar com a ansiedade no estágio do pós-bariátrica?

Depois de passar pela bariátrica, é extremamente normal sentir medo dos desafios que virão pela frente.

Afinal, você terá que lidar com uma nova imagem corporal, uma nova rotina alimentar, exercícios constantes e restrição na hora de ingerir alimentos.

É isso mesmo! Dependendo do método a ser utilizado na bariátrica, você terá uma capacidade totalmente diferente na hora de ingerir alimentos.

Por isso, é muito comum passar mal ao exagerar, então as recomendações médicas e nutricionais são muito importantes!

Ah e é claro que separamos umas dicas bem legais para te ajudar nesse processo!

  • Ao se comprometer com a cirurgia bariátrica, você deve sempre seguir as orientações médicas e, principalmente, as recomendações do seu nutricionista. Com isso, você garante alcançar os resultados desejados.

 

  • A perda de peso que virá depois da cirurgia bariátrica pode acontecer de uma maneira mais lenta, por isso, é importante manter expectativas realistas e entender que esse processo funciona de uma forma diferente para cada paciente.

 

  • As consultas de monitoramento com a sua equipe médica e nutricional é indispensável para a avaliação do seu progresso e permitirão que você discuta quaisquer tipos de dúvidas que aparecerem ao longo do caminho.

 

  • Se antes da bariátrica os exercícios físicos eram importantes, após o procedimento é indispensável para obter resultados satisfatórios. Você vai precisar da ajuda de um educador físico para ter as orientações certas.

 

  • Se a sua ansiedade ainda estiver muito forte, considere buscar um apoio profissional constante para lidar com esse problema e te fornecer uma ajudinha extra. Afinal, cuidar da mente é muito importante para o seu pós-operatório.

Bom, existem diversas estratégias para lidar com a ansiedade depois da cirurgia, e fique sabendo desde agora, que o seu nutricionista pode te ajudar muito nessa fase. Não sabia disso?

Então, ele vai te passar um plano alimentar completo, com alimentos que vão te ajudar a alcançar os seus resultados de maneira satisfatória! Além disso, ele vai te passar orientações de como combinar os alimentos e formar refeições nutritivas e deliciosas. Não é perfeito?

 

Conclusão

No conteúdo de hoje nós aprendemos uma série de estratégias que vão te auxiliar com a ansiedade que nos afeta antes e depois da cirurgia bariátrica.

Além disso, entendemos a importância do apoio de grupos que tenham pessoas que já passaram pela bariátrica e viveram essa experiência.

Mantenha a mente aberta e esteja pronto para ouvir relatos, compartilhar dúvidas e se sentir mais confiante ao longo dessa jornada.

Visto isso, você entendeu que ter um acompanhamento médico e nutricional é indispensável para que você consiga avaliar a sua evolução e sempre ter uma rede de apoio preparada para te ajudar a alcançar os seus objetivos!

E se você quiser saber mais sobre O impacto emocional da cirurgia bariátrica nos pacientes, não deixe de dar uma olhada nesse artigo. Ele é incrível e muito completo!

Gostou do que leu por aqui? Não se esquece de compartilhar com todos os amigos e familiares. Ah e continua acompanhando o nosso blog para receber os próximos conteúdos! Te vejo na próxima!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe: