logo Nutrilife Macaé

BLOG NUTRILIFE

Fique por dentro do universo nutricional

Alimentação Saudável: você sabe a importância de ter uma alimentação adequada?

O que é ter uma alimentação adequada e equilibrada para você?

Eu sei o que você pensou! Cortar o açúcar e as comidas gordurosas e comer muitas frutas, legumes e verduras.  Acertei?

Pois é, eu preciso te contar que você está errado! É claro que isso também faz parte, mas se fosse desse jeito tão radical, seria impossível manter uma alimentação equilibrada.

Já vou começar te contando um babado quentíssimo: Se você exagerar na ingestão de frutas, você vai engordar tanto quanto ao comer doces e fast food. Não acredita?

Então, acompanhe esse artigo até o final e eu vou te explicar com detalhes sobre:

  • O que é ter uma alimentação equilibrada?
  • Qual a importância de se alimentar adequadamente?
  • Quais os benefícios de uma alimentação saudável para a sua saúde?
  • Como fazer para que o seu bebê tenha uma dieta saudável?

 

O que é ter uma alimentação equilibrada?

Como o nosso objetivo é te contar todos os segredos por trás de uma alimentação adequada, já posso te dizer que se você acha que uma alimentação saudável deve ser restritiva, precisa tirar esse pensamento da cabeça.

De acordo com os nutricionistas, uma coisa fundamental para ter o cardápio ideal é a variedade de alimentos. É isso mesmo! Os especialistas da área não se cansam de reafirmar que, quanto mais cor tiver no seu prato, mais benefícios o seu organismo vai ter.

E por falar em especialistas, você precisa entender que cada organismo funciona de modo diferente e é por isso que, ter o acompanhamento de um nutricionista é o melhor jeito de manter uma alimentação saudável.

Dessa forma, você vai garantir uma ajuda e tanto para combinar alimentos, montar cardápios variados, adequar hábitos importantes para que combinem com a sua rotina, além de ter a certeza de que vai alcançar os seus objetivos e fortalecer a saúde do seu corpo.

 

Qual a importância de se alimentar adequadamente?

 

 

Bom, que ter uma alimentação saudável é importante você já sabe, mas você realmente entende o porquê de isso ser tão indispensável para a sua saúde?

Em primeiro lugar, não podemos deixar de te lembrar que investir em uma alimentação saudável naturalmente pode fazer com que você gaste menos com medicamentos no futuro e tenha menores de chances de adquirir doenças, pois estará focando em fortalecer a sua imunidade.

Além disso, você precisa entender essa regra: uma boa alimentação é indispensável para o bom funcionamento do seu organismo, ou seja, se alimentando como deve, seu corpo vai ter uma carga extra de energia com nutrientes, vitaminas e minerais que vão aumentar a sua qualidade de vida.

Uma pessoa que entende a importância da alimentação para a vida, com certeza tem mais disposição e energia para aguentar a correria do dia a dia, além de ter riscos menores de ter que lidar com: obesidade, câncer, anemia, diabetes, dentre outras doenças.

Tá preparado para ter uma qualidade de vida melhor? Fica comigo mais um pouquinho e acompanhe de perto os benefícios de uma boa alimentação para a sua saúde. O choque é certo, então estejam sentados!

 

Quais os benefícios de uma alimentação saudável para a sua saúde?

Quando o seu corpo recebe os nutrientes necessários para se manter forte, é óbvio que você só tem a ganhar com isso!

Se parar para observar você vai ver que, uma pessoa que mantêm uma alimentação adequada, quase não adoece, consegue manter o foco e a concentração intactos nas atividades que faz e enfrenta a rotina do dia a dia com muita energia e bom humor.

Aí vem uma dica especial para a mulherada: existem diversos estudos por aí que indicam alimentos como brócolis, couve-flor, couve, repolho e muitos outros que podem te ajudar a diminuir os sintomas da famosa TPM. Seu parceiro(a) vai adorar essa notícia!

Quer deixar o seu sistema imunológico mais forte? Bom, está na hora de apostar em alimentos como o mel, iogurte, alho, gengibre, tomate e a linhaça.

No caso da linhaça, por exemplo, é um alimento rico em ômega 3 e fibras que desempenham uma função anti-inflamatória e ajudam a ativar e estimular as células do organismo. Ou seja, já podem acrescentar essa maravilha no seu cardápio!

Então, cuidar do nosso cérebro é um assunto sério. Por isso, vamos indicar alimentos como o chocolate preto (sim, chocolate faz bem para os seus neurônios!), salmão, ovo, leite, laranja e muitos outros.

Além disso, vamos dar uma dica de vó e te aconselhar incluir os chás na sua rotina, principalmente o chá mate, que possui uma quantidade de cafeína capaz de melhorar o seu humor, a memória e a concentração. Tem coisa melhor?

Ter uma reeducação alimentar parece difícil, mas não é tanto assim. Por isso, veja uma lista com os principais benefícios que ter uma alimentação vai trazer para a sua saúde!

  • Perda e manutenção do seu peso
  • Melhora do humor
  • Prevenção de doenças como o câncer, a diabetes, obesidade, infecções, doenças cardíacas e muitas outras
  • Fortalece os ossos
  • Regula o organismo

 

Viu, está esperando o que para começar a sua reeducação alimentar?

Seja com a ajuda de um nutricionista logo de cara ou com algumas mudanças na alimentação do dia a dia, você só tem a ganhar por fazer essa reeducação alimentar e apostar em alimentos mais saudáveis!

Você pode começar aprendendo mais sobre o assunto, com o e-book Alimentação Saudável produzido e liberado pelo governo gratuitamente e consumindo conteúdos de blogs e sites de nutrição, como esse aqui!

 

Como fazer para que o seu bebê tenha uma dieta saudável?

A grande preocupação de mamães e papais em geral, é quando o bebê começa a se alimentar, não é mesmo?

Por isso, que resolvemos trazer umas dicas incríveis para acabar com essas dúvidas e te ajudar nessa missão que é super possível!

Nos primeiros anos de vida, o ideal é que seu filho(a), tenha uma alimentação que ajude no seu crescimento e na melhora do desenvolvimento cognitivo. Apesar disso, também é preciso buscar passar longe da obesidade e diminuir os riscos de uma possível doença crônica no futuro.

Para isso, as dicas do dia são:

  • Durante os seis primeiros meses, caso a mãe consiga amamentar, o ideal é uma alimentação formada pelo leite materno. Porém, caso a amamentação não seja possível, fique tranquila pois o pediatra do seu neném irá ajudá-la com isso! (Não se sinta culpada!)
  • Se o seu filho quiser continuar mamando até os dois anos ou mais e você tiver essa disponibilidade, não negue! Vai ser muito bom para ele!
  • Ao começar com a alimentação sólida do seu bebê, procure acrescentar alimentos mais saudáveis, porém sem o acréscimo de sal ou açúcar.

 

Conclusão

Bom, com esse texto você aprendeu que ter uma alimentação adequada não quer dizer que você tem que ter uma alimentação restritiva.

Além disso, você conheceu alguns alimentos importantes e que podem te ajudar com a TPM, fortalecimento da imunidade e até mesmo, problemas de foco e concentração e prevenção de doenças.

Viu só? Se alimentar bem traz uma série de coisas boas para você e aumenta a sua qualidade de vida, por isso trate de pedir a ajuda de um nutricionista ou vá fazendo pequenas mudanças na sua atual alimentação, você com certeza vai sentir a diferença!

Depois me conta nos comentários o que você está fazendo para ter uma alimentação saudável! Ah e não se esqueça de incluir exercícios físicos na sua rotina e de continuar acompanhando o blog para receber mais dicas como essa!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe: