Desde sempre, temos o instinto de ir ao nutricionista e chamá-lo de “Dr. (a)”, certo?
Isso acontece porque temos um senso comum que afirma com toda certeza que: “Todo profissional que nos atende em um consultório e ajuda nossa saúde, seja ela física ou mental, é o nosso médico (a)”.
Bom, sei que isso não é uma regra propriamente dita, porém todos nós sabemos que é a primeira coisa que nos vem à cabeça e é quase automático quando buscamos por esse profissional.
Mas hoje, nós queríamos te fazer essa pergunta, você realmente sabe se o nutricionista é médico mesmo? É isso que vamos descobrir agora!
Afinal, como definir o papel do Nutricionista na área da saúde?
O Nutricionista é um profissional formado em Nutrição e, apesar de ser um especialista da área da saúde, ele não pode se intitular médico, pois não possui um diploma de Medicina.
Se você já ouviu falar sobre o trabalho do Nutrólogo, sabe que ele precisa passar pela faculdade de Medicina, se especializar em Nutrologia, para depois se tornar responsável pela saúde de seus pacientes como um todo, avaliando problemas nutricionais e possíveis doenças.
Com o Nutricionista é diferente, pois ele passa pela faculdade de Nutrição, estuda toda a composição dos alimentos e seus efeitos no organismo humano. A partir daí, ele se torna apto a te auxiliar a ter uma dieta saudável e a corrigir as proporções de nutrientes que você ingere.
Com isso, podemos dar um sentido mais claro para as principais funções desse profissional, que são:
- Te auxiliar e prescrever dietas que combinem com a sua rotina, respeite suas preferências e, principalmente, as suas necessidades nutricionais;
- Preparar cardápios semanais e te auxiliar na combinação de alimentos, de modo que você consiga fazer uma refeição equilibrada, colorida e muito gostosa;
- Controlar a qualidade dos produtos que você compra e te auxiliar na forma de preparo e em como você deve higienizar esses produtos;
- Ficar de olho no seu metabolismo, pois dessa forma, ele consegue indicar os alimentos certos para te manter na dieta, sem desrespeitar o funcionamento do seu organismo.
Se eu quiser fazer uma reeducação alimentar, o nutricionista é o profissional ideal?
A resposta para essa pergunta é SIM!
Como vimos até agora, o principal papel do nutricionista é te auxiliar na montagem de dietas personalizadas, que respeitem a correria do seu dia a dia, o funcionamento do seu metabolismo e, é claro as suas preferências.
Afinal, sabemos que existem alimentos que precisamos encarar mesmo não gostando muito, mas existem aqueles que realmente não conseguimos, não é mesmo?
Por isso, o seu nutricionista vai te acompanhar para que você consiga melhorar os seus hábitos alimentares e, dessa forma consiga de fato manter uma alimentação mais saudável e equilibrada de um jeitinho mais natural.
Além disso, se você quiser mudar totalmente a sua ingestão de alimentos – se quiser se tornar vegano ou vegetariano – ele é o profissional que vai garantir que você continue consumindo os nutrientes necessários para manter o seu corpo forte e saudável.
Apesar disso, vamos deixar aqui um alerta!
Se você já possui problemas para emagrecer ou engordar, por exemplo, pode ser que você precise de um Nutrólogo, pois ele conseguirá avaliar melhor os efeitos dos nutrientes no seu organismo e vai te mostrar o porquê do seu corpo não aceitar as dietas de maneira natural.
Se eu quiser descobrir se tenho alergia há algum tipo de alimento, o nutricionista vai me ajudar?
Nesse caso, o nutricionista NÃO é o seu profissional ideal!
Para caso de alergias, o certo mesmo seria procurar um Alergologista, porém se antes disso você passar por um Nutrólogo, ele consegue identificar essas alergias e intolerâncias e indicar mudanças para a sua rotina alimentar.
Isso acontece porque o tratamento feito com esse profissional, através de exames periódicos, que podem detectar possíveis alergias e, com isso ele será capaz de encaminhar para o especialista correto.
O nutricionista pode me indicar medicamentos?
É claro que não! Entendam que, o nutricionista é sim um especialista em alimentos, porém ele não é um médico e não pode prescrever receitas.
Apesar disso, ele é sim capaz de te indicar o uso de suplementos nutricionais, sejam eles homeopáticos ou não, porém para medicamentos você precisa da orientação de um médico.
Portanto, se você procurar por um nutricionista e ele te indicar um remédio, fique atento, pois isso não pode ser feito!
Estou perdendo muito peso, mesmo me alimentando de maneira correta, o nutricionista pode me ajudar a voltar ao normal?
Neste caso, antes de ir ao nutricionista e receber uma dieta que consiga te ajudar com esse problema, você deve procurar um nutrólogo.
Como você está cansado de saber, o nutricionista é responsável pela montagem de dietas, porém o nutrólogo irá pedir exames, identificar o problema, te passar uma medicação e te encaminhará para um nutricionista com algumas sugestões de alimentos que você precisa.
Dito isso, podemos entender que sim, esses profissionais podem trabalhar em conjunto em diversos casos, pois um trabalho complementará o outro. Não é incrível?
Não consigo emagrecer de jeito nenhum, o que eu faço?
É muito comum encontrarmos pacientes que passam anos “lutando” contra a balança, que já tentaram milhares de dietas malucas e, mesmo assim, não conseguiram de fato ter um resultado bom e consistente.
Porém, a real preocupação no meio de todo esse momento de desespero é:
- Usar remédios para emagrecer sem o auxílio de um médico;
- Utilizar métodos de restrições alimentares absurdas, aonde muitas vezes as pessoas chegam a ficar 36 horas sem ingerir alimentos;
- Adquirir distúrbios alimentares, como: a anorexia, a bulimia, etc.
É por isso que, se você já se alimenta de maneira mais saudável, pratica exercícios, tem um bom controle em cima dos nutrientes que ingere e mesmo assim o famoso “efeito sanfona” não larga do seu pé, procure um nutrólogo.
Com esse profissional, você conseguirá identificar as dificuldades que o seu organismo tem de perder e manter um peso adequado. Além de te passar dicas para uma qualidade de vida melhor, ele pode te encaminhar para que um nutricionista consiga te passar uma boa dieta.
Conclusão
Apesar do nutricionista não ser um médico, ele é um profissional extremamente importante quando falamos sobre bons hábitos alimentares, vocês não acham?
É por isso que, antes de buscar dietas malucas e milagrosas, marque uma consulta com esse profissional e mude sua rotina alimentar de maneira responsável, saudável e equilibrada.
Além disso, não esqueça de que, em alguns casos, o trabalho do nutricionista pode sim cruzar com o trabalho do nutrólogo, pois um cuida de diagnósticos aprofundados da saúde geral do paciente. Já o outro, ajuda no controle das proporções de nutrientes ingeridos diariamente.
Neste artigo, que fala sobre A participação do nutrólogo na escolha de dietas especiais, você vai acompanhar um pouco mais sobre o trabalho em conjunto desses dois profissionais.
Viu como tem espaço para todo mundo? O nutricionista não tem um diploma de medicina, mas ele sempre vai continuar sendo o nosso famoso “dr. (a)”! Afinal, ele vai fazer você ver a mágica acontecer na hora de manter a dieta em dia!
Se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de deixar nos comentários as suas opiniões!
Ah e não deixe de nos acompanhar para receber mais informações incríveis como essa. Te vejo na próxima!